Controlo de Pragas de Mosquitos
Os mosquitos são insetos dípteros, pertencentes à família Culicidae. São vulgarmente conhecidos como “melgas” e podem ser encontrados um pouco por toda parte, em especial nos países mais quentes.
A água é um fator essencial para o seu desenvolvimento, seja ela salobra, doce, limpa ou poluída. Também são capazes de se desenvolver em buracos, em árvores, em plantas, ou em quaisquer utensílios capazes de acumular água.
Existem mais de 3000 espécies de mosquitos, descritos em intensos estudos e pesquisas que visam conhecer melhor a sua biologia e encontrar os melhores meios para os combater.
O incómodo e o desconforto não são os únicos inconvenientes causados pela presença e atividade dos mosquitos. Existe um problema muito mais sério, o facto doss mosquitos serem potenciais vetores de transmissão de inúmeras doenças, como a filarioses, malária, dengue, febre amarela, leishmaniose e encefalites.
A capacidade de proliferação e a facilidade de dispersão dos mosquitos são características essenciais e fundamentais para a ocorrência de epidemias destas doenças. Desta forma e, de forma a conter ou evitar esta situação, devem ser feitas investigações e pesquisas básicas, implantando programas específicos de combate e erradicação das espécies transmissoras.
PRINCIPAIS ESPÉCIES DE IMPORTÂNCIA SANITÁRIA:
- Anolfelinos – transmissores da malária humana.
- Culicineos – maior subfamília, com 34 géneros e cerca de 3000 espécies. Entre estes géneros encontramos os Aedes e os Culex.
- Aedes – as espécies aegypti, albopictus e scapularis são responsáveis pela transmissão de dengue, febre amarela urbana, encefalites e encefalite japonesa. O Aedes aegypti é considerado o vetor clássico de dengue e febre amarela urbana devido à sua elevada endofilia, antropofilia e suscetibilidade ao vírus da febre amarela.
- Culex – a espécie quinquefasciatus é a mais importante no meio urbano. É conhecida vulgarmente como “mosquito doméstico tropical” e ocorre em abundância nos aglomerados humanos. É o principal transmissor da filariose bancroftiana (elefantíase) e de vírus causadores de encefalites.
Contacte-nos ainda hoje para obter um plano de controlo de pragas.