Ratos

Rato

Os roedores são uma das pragas mais comuns, representando um grave problema para o ser humano, não apenas pelas múltiplas doenças que transmitem (como malária, salmonelas, cólera, febre tifoide, peste bubónica, entre outras), como também pelos prejuízos económicos que causam. Desde a contaminação de alimentos, à destruição de materiais, imagem do estabelecimento afetada, etc.

De entre as mais de 3.000 espécies de roedores existentes, apenas três são considerados pragas urbanas: o Rattus Norvegicus, o Rattus rattus e o Mus musculus.

O Rattus Norvegicus, conhecido como ratazana, é o maior e mais pesado das três espécies, possuindo um focinho arredondado, orelhas pequenas, cauda curta e grossa e preferência por locais húmidos. É também um excelente nadador. O seu período de gestação é de 21 a 23 dias, tendo ninhadas de 8 a 12 filhotes, que desmamam com 33 a 35 dias e atingem a maturidade sexual aos 80 a 90 dias. Vive de 18 a 24 meses e produz de 6 a 8 ninhadas por vida.

O Rattus rattus, conhecido como rato preto ou de telhado, é mais pequeno e mais ágil do que as ratazanas e tem o focinho afilado, orelhas grandes, cauda fina e longa e prefere locais mais altos e menos húmidos. É de coloração preta, castanho escura ou cinza escura no dorso e cinza ou branca no ventre. É um excelente trepador, sobe qualquer tipo de superfície rugosa. O seu período de gestação de 21 a 22 dias e tem de 6 a 10 filhotes, que desmamam com 25 a 30 dias e atingem a maturidade sexual com 60 a 62 dias. Vive de 12 a 18 meses e produz de 6 a 8 ninhadas.

O Mus musculus, é o mais pequeno e o mais leve das 3 espécies, tem o focinho afilado, orelhas grandes, olhos grandes e opta pelo interior de edifícios, por fogões, gavetas, armários e pequenos buracos. É de coloração cinza no dorso e acinzentada ou branca no ventre. Este nada muito bem, escala com facilidade, é extremamente curioso, necessita de pouca água e alimento para seu sustento diário e tem um pequeno raio de ação. O seu período de gestação é de 18 a 19 dias, tem de 5 a 6 filhotes, que desmamam com 25 a 30 dias e atingem a maturidade sexual com 40 a 42 dias. Vive aproximadamente 12 meses e produz de 6 a 8 ninhadas.

Todas estas espécies são omnívoras, comendo qualquer tipo de alimento.

A Truly Nolen possui a mais moderna tecnologia no que toca a controlo de roedores, utilizando sistemas de última geração, complementados por programas de avaliação de alta qualidade.

Contacte-nos ainda hoje para obter um plano de controlo de pragas.

 

 

FAQ

O que é uma praga?

Designa-se por praga qualquer surto de espécie que se torne prejudicial ao ser humano ou que perturbe os ecossistemas, interferindo com o equilíbrio de um habitat. Pragas provocam várias doenças epidémicas ao homem e mesmo a animais. Uma praga é geralmente associada a um número elevado de uma determinada espécie que leve a desequilíbrios ecológicos e pode ser composta por insetos, ácaros, aves, entre outros.

Como perceber se tenho efetivamente uma infestação em casa ou na minha empresa?

Muitas vezes existe uma praga na sua casa ou empresa, sem que esta seja facilmente detetável. Muitas espécies escondem-se ou protegem-se quando sentem a presença humana, manifestando-se quando não estamos presentes. Por este motivo, é essencial que esteja atento aos sinais, como fezes, marcas, comida ou objetos ruídos por exemplo. Estes são pequenos sinais que podem significar que está na presença de uma praga, mesmo que não seja visível.

Porque devo pedir ajuda profissional para eliminar a minha praga?

A Truly Nolen aconselha-o a pedir ajuda profissional, de forma a garantir que a sua praga fica eliminada por completo. A combinação de experiência com a extensa pesquisa e desenvolvimento resulta nos melhores protocolos, preparados para solucionar quaisquer problemas com pragas. A formação contínua dos nossos técnicos assegura uma execução correta, garantindo a eficácia do serviço, o que resulta na eliminação total da sua praga. Se o tentar fazer de forma amadora, corre o risco de não só não eliminar a praga como de ainda tornar a situação mais grave.

O controlo de pragas muda de acordo com a estação do ano?

Sim. A Truly Nolen e a sua equipa de pesquisa e desenvolvimento criaram um programa proativo com o objetivo de identificar e enfrentar as mudanças no comportamento de cada praga de estação para estação. Por exemplo, no verão os insetos multiplicam-se mais do que no inverno, o que exige uma adaptação no serviço de controlo de pragas. Os produtos e equipamentos podem ser alterados, assim como os métodos utilizados.

Porque é tão importante ter um acompanhamento de controlo de pragas durante todo o ano?

Um erro muito comum quando falamos de pragas é acreditar que as estações mais quentes são as únicas alturas do ano em que estas constituem uma ameaça. Isto não é verdade, muitas espécies de pragas constituem uma ameaça o ano inteiro. O que existe sim, é uma mudança no comportamento de uma estação para a outra, o que não significa que as medidas de proteção sejam menos necessárias. É importante que exista controlo de pragas durante as quatro estações do ano, de forma a que a sua segurança esteja sempre assegurada.