Blog

O perigo da vespa asiática

A Vespa Asiática introduzida na Europa em 2004 e avistada em Portugal desde 2011, representa riscos para a saúde pública. É essencialmente predadora de abelhas, mas sempre que se sente ameaçada (ou aos seus ninhos) pelo Homem, é capaz de, muitas vezes em grupo, reagir de forma bastante agressiva, com perseguições que podem durar centenas de metros, com subsequente picada.

A picada deste animal, embora dolorosa e levando a reação local de inchaço e vermelhidão similar à picada de outros insetos, não representa risco grave para a saúde da pessoa picada, a não ser em caso de alergia ao veneno. Nesta situação, e principalmente em caso de picadas múltiplas, pode ocorrer um choque anafilático, que pode colocar em risco vários órgãos e sistemas e, no limite, levar à morte.

Como só se sabe se existe alergia após ter havido a picada, torna-se recomendável que, caso suspeite de ataque por este tipo de vespa, seja observado em ambiente hospitalar de urgência, sobretudo em caso de sintomas que sugiram choque anafilático, tais como:

  • Inchaço da língua
  • Dificuldade respiratória
  • Respiração ruidosa
  • Tosse
  • Sensação de desmaio
  • Palidez

Caso encontre uma destas vespas (com o corpo mais escuro e as patas amareladas) ou um ninho, afaste-se e contacte a Truly Nolen. Em nenhum momento tente destruir o ninho, muito menos utilizando armas de fogo (como armas de caça). Este método contribuirá para dispersão e disseminação da vespa asiática e pode ainda motivar uma perseguição.

Em caso de infestação de vespas, contacte a Truly Nolen para aconselhamento profissional através do 800 20 20 50 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Voltar