A Truly Nolen é líder mundial em controlo de pragas, acumulando 85 anos de experiência em 70 países. A marca entrou em Portugal em 2000 e rapidamente ficou conhecida pelos “ratinhos amarelos com rodas” e pela eficácia dos serviços de desinfestação em todo o país.
- A TN está presente em Portugal há 22 anos. Que diferenças se notam do mercado onde atua e como é que a empresa se adaptou a essa evolução?
Nestes 22 anos o mercado tornou-se mais exigente com o aparecimento de mais empresas serviços de desinfestação e de controlo de pragas, o que nos leva sempre a (querer) ter uma qualidade de serviço superior, utilizando novas metodologias e novos produtos.
- A TN atua sobretudo em ambiente urbano. Como podem os cidadãos, autarquias, empresas, escolas e outros intervenientes agir para limitar o aparecimento de pragas?
As pragas procuram alimento e abrigo, a melhor prevenção é restringir o acesso ao alimento mantendo os lixos acondicionados em locais apropriados, não ter materiais aglomerados no exterior (em desuso) que proporcionem abrigo e vedar buracos e ralos que podem permitir o acesso das pragas ao interior das instalações.
- Quais são as principais pragas que a TN tem combatido nos últimos anos?
Todas! As principais são ratos, baratas, formigas, percevejos, moscas e podemos acrescentar térmitas.
- Quais são os animais que considera mais difícil de combater? E quais os que provocam mais chamadas por parte dos clientes?
A praga mais difícil são os percevejos, as que provocam mais chamadas são os ratos e baratas.
- Quais são as principais preocupações dos clientes ao longo do ano? Que pragas sazonais incomodam mais?
As preocupações dos clientes é terem pragas, e quando as tem querem que sejamos os mais rápidos possíveis a responder. Com as alterações climatéricas começamos a não ter pragas sazonais, a única que ainda mantém um pouco a sua “rotina” é a processionária do pinheiro.
- A gripe das aves, a vespa asiática e o percevejo de cama são alguns dos problemas que temos enfrentado, fruto da globalização e aumento das viagens. Como devemos agir quando nos deparamos com certas espécies invasoras e com as novas doenças que podem transmitir?
A gripe das aves não é da nossa competência esta situação é da competência da Direção Geral de Veterinária e a Direção Geral de Saúde.
Relativamente ao percevejo este a sua disseminação é fruto da globalização e aumento de viagens, pois podem ser transportados nas bagagens, a inspeção das bagagens é de fundamental importância para não termos surpresas, a picada deste inseto pode causar reações alérgicas e desconforto.
A vespa asiática (velutina) na Europa esta espécie espalhou-se rapidamente por todo o território francês após a sua introdução não intencional em 2004, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012. O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Quando avistarmos um ninho de vespa Velutina devemos contatar a câmara municipal.
- Que problemas representam estas pragas, a nível de higiene e segurança? Que doenças podem transmitir?
No caso dos percevejos, as mordidas podem causar uma grave reação alérgica. As mordidas situam-se geralmente na cara, pescoço e braços não há conhecimento da transmissão de doenças.
A Vespa Velutina o principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Não transmite doenças, mas a sua picada, em caso de a pessoa ser alérgica, pode criar problemas graves.
- A sustentabilidade é um tema que causa cada vez mais preocupações. Que papel assume uma empresa de desinfestação e controlo de pragas na manutenção de um planeta mais “verde”? Que produtos e processos utiliza para não prejudicar o ambiente? E que fim é dados aos animais eliminados durante os processos de desinfestação?
Estamos a utilizar produtos mais amigos do ambiente tanto para roedores como para insetos.
Todos os resíduos da atividade são recolhidos por uma entidade competente, entre eles os materiais contaminados tais como os cadáveres de animais recolhidos nos serviços.
- Que conselhos costuma dar aos seus clientes depois de uma desinfestação?
Prevenção, é a melhor maneira de não ter graves infestações. E aconselhamos a ter elevados padrões de higiene e medidas físicas, tais como vedação de buracos, frestas, colocação de telas nas janelas para evitar entrada de insetos voadores, etc.
Os produtos de controlo de pragas para uso doméstico da Loja do Inseto, também podem ser uma boa opção para prevenir o aparecimento de futuras pragas.
- Quais são as características/qualidades que deve possuir um técnico de desinfestação de pragas?
Destreza, calma, organização, perspicácia e um pouco de loucura!
- Há algum mito sobre insetos ou roedores que se vejam obrigados a explicar aos clientes?
Sim, por vezes temos de desmistificar certos mitos, tais como “o rato era do tamanho de um gato” uma ratazana adulta pode pesar 500g; o seu alimento preferido não é o queijo, preferem frutas, bacon/chouriço, manteiga de amendoim.
Back