Blog

Formiga operária à noite

As formigas são insetos de pequena estatura, no entanto, conseguem carregar pesos muito superiores ao seu peso individual. Fascinante, não é?

Mas como é que estas criaturas tão pequenas são tão incrivelmente fortes?

Qual o segredo da força das formigas?

A verdade é que o segredo está na sua estrutura. A estrutura do tecido da articulação do pescoço das formigas e sua ligação com a cabeça e com o corpo criam um exoesqueleto muito forte.

Algo que ajuda também estes insetos a terem uma força incrível é o seu tamanho. Não acredita? É verdade! Os seus corpos são incrivelmente leves e isso ajuda e explicar a sua força. Os seus músculos não necessitam de as sustentar como acontece com outros seres, como os humanos por exemplo. Acredita-se que se as formigas existissem com dimensões maiores, estas seriam então muito mais fracas, uma vez que os seus músculos teriam de suportar o seu peso corporal e teriam menos força para carregar outras coisas.

Como é que as formigas usam a sua força?

As formigas utilizam a sua força das mais variadas formas. Existem as mais diversas espécies em Portugal e provavelmente algumas nem nunca chegará a ver, mas cuidado, apesar de serem insetos realmente fascinantes rapidamente se tornam numa infestação.

As formigas utilizam sua força para construir as colónias e para transferir o alimento que encontram para as mesmas. Recolhem restos de comida, outros insetos, sementes, entre outros alimentos, conseguindo carregá-los por grandes distâncias, apenas com a sua força.

Quando a força das formigas se torna um problema

Realmente é indiscutível a força destes insetos, mas quando estes a utilizam para entrar na sua casa deixa de ser assim tão engraçado.

Uma praga de formigas pode mesmo ser um problema sério. Já sabe, fale com a Truly Nolen e peça um serviço de desinfestação de formigas.

Voltar