Blog

PORQUE É QUE AS BARATAS SE DEITAM DE PATAS PARA CIMA QUANDO MORREM?

Baratas

Já deve ter reparado que as baratas morrem sempre de patas para cima. Porquê? A Truly Nolen explica!

O grande motivo pelo qual isto acontece é o facto das suas vias respiratórias se encontrarem na face abdominal. Isto faz com que a barata tenha o instinto de se virar de costas, de forma a conseguir respirar melhor depois de ter sido atacada com veneno. Na verdade, trata-se de um instinto de sobrevivência.

Outra razão que faz com que esta praga morra nesta posição é a sua fisionomia. A longas patas da barata fazem com que o centro de gravidade do seu corpo se centre nas suas costas. Desta forma, assim que começam a perder o equilíbrio ou a ficar fracas, a força da gravidade acaba por puxá-las para a posição referida.

 

Porque não vemos tantas baratas mortas nesta posição nos espaços exteriores?

A resposta é muito simples. Normalmente em espaços exteriores as baratas acabam por ser comidas por outros predadores. Apesar do seu aspeto muito pouco agradável, as baratas são uma fonte de proteína incrível para outros animais, fornecendo uma refeição bastante nutritiva.

É por este motivo que nos espaços exteriores acabamos por ver menos baratas com as patas para cima, uma vez que acabam por não morrer muitas vezes envenenadas, mas sim devido ao normal funcionamento da cadeia alimentar.

 

Tem problemas com baratas em casa? Fale com a Truly Nolen, nós resolvemos!

Posts relacionados

Baratas

PORQUE É QUE AS BARATAS SE DEITAM DE PATAS PARA CIMA QUANDO MORREM?

Baratas
Pragas

O PESADELO DAS BARATAS: COMO PREVENIR O SEU APARECIMENTO?