Truly Nolen Portugal ÁREA CLIENTE | ORÇAMENTO | ONDE ESTAMOS Truly Nolen Portugal
Telefone 217 585 090   
Versão Portuguesa English Version
Ácaros
Roedores
Baratas
Aves
Moscas
Térmitas
Formigas
Caruncho
Processionária do Pinheiro
Mosquito/Melga
Percevejos - Bed Bug
Traças
Pulgas
Vespas
Peixinho Prata
   
  Vespas Asiáticas
Vespas Asiáticas / Velutinas
A Vespa Asiática, ou Velutina (Vespa velutina nigrithorax), é uma vespa de grandes dimensões. A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado, o que torna difícil de a confundir com qualquer outra espécie. As asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas originando a designação de vespa das patas amarelas.

Os ninhos, constituídos por fibras de celulose mastigadas, têm uma forma redonda ou em pêra, com uma abertura semelhante a uma saída lateral, podendo atingir um metro de altura e cerca de 50-80 cm de diâmetro, e são geralmente construídos em árvores com alturas superiores a 5 metros.
É uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia.

Na Europa esta espécie espalhou-se rapidamente por todo o território francês após a sua introdução não intencional em 2004, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.

Principais riscos associados às Vespas Asiáticas

O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Face à sua estratégia de reprodução, caracterizada por um sistema reprodutor mais agressivo do que o de outras espécies semelhantes e elevada capacidade de disseminação, a presença da Vespa Asiática representa um risco para a apicultura tendo um efeito direto devido às baixas produzidas pela predação direta, e indiretamente, pela diminuição das atividades das abelhas perante a presença da Vespa Asiática, que se traduz num enfraquecimento e morte final da colmeia.

Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada, tal como acontece com as de outras vespas e de abelhas. Embora não sendo mais agressiva para o ser humano do que a vespa autóctone, reage de forma bastante agressiva às ameaças ao seu ninho; perante uma ameaça ou vibração a 5 metros, produz-se uma resposta de grupo que pode perseguir a fonte da ameaça durante cerca de 500 metros.

O nosso método

A Truly Nolen desenvolveu o seu próprio método de controlo da vespa asiática com base em engenharia e robótica, solução que se tem vindo a demonstrar muito eficaz, colocando de lado métodos ineficazes como a queima ou destruição bruta do ninho.

Em parceria com a Proteção Civil, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, tem sido desenvolvido um trabalho conjunto exímio, por forma a dissipar o maior número de ninhos que se vão instalando em maiores quantidades em Portugal Continental.

Contacte-nos ainda hoje para obter um plano de controlo de pragas.
^ topo
 
Facebook Twitter Youtube Linkedin Google+ Pinterest
O Carro-rato   HACCP
 
>  Porquê Escolher Truly Nolen

>  Protololo três zonas

>  O Carro-rato
 
>  OPORTUNIDADES DE CARREIRA

>  PROTEÇÃO SAZONAL

>  Truly Nolen NO MUNDO
 
   
Copyright © 2016 Truly Nolen Portugal   |   Desenvolvido por Helcadesign Mapa do Site   |   Política de Privacidade   |   Email: geral@trulynolen.com.pt